Agora vem!

Hexa nas mãos: família de pessoas com seis dedos na torcida

'Os six' se reúnem para ver as Copas desde 2006

A Família Six já é hexa
A Família Six já é hexa |  Foto: Arquivo Pessoal/Sílvia Santos da Silva

Eles estão querendo contar nos dedos de uma só mão os títulos do Brasil no futebol. Mas calma! Estamos falando da apelidada Família Hexa, composta, entre outras pessoas, por 15 membros que têm nada menos que seis dedos em cada uma das mãos. Alguns, até dos pés. E se o número de dedos é grande, a animação na torcida pela Seleção Brasileira nessa Copa do Mundo no Catar é bem maior.

Na verdade, o apelido do grupo é Família Six, mas, em ano de Copa do Mundo, tudo muda. Do apelido, que está ganhando até as redes sociais, às roupas e eventos familiares. Além das 15 pessoas com polidactilia, outras sete formam uma das torcidas mais animadas de Águas Claras, no Distrito Federal. A variação genética está presente na família há quatro gerações. Mas, desde 2002, último título do Brasil, ganhou todo um novo significado.

A mão já está pronta para contabilizar os títulos do Brasil
A mão já está pronta para contabilizar os títulos do Brasil |  Foto: Arquivo Pessoal/Sílvia Santos da Silva

Desde que o pentacampeonato foi conquistado, a família ficou ainda mais próxima, se reunindo para assistir a todas as Copas do Mundo desde então. E torcer pelo hexa. A dona da "arquibancada" é Sílvia Santos da Silva, de 60 anos. Superstição e amuletos da sorte não são necessários e para fugir da rotina, dona Sílvia tenta fazer sempre um prato típico do país que joga contra a nossa Seleção.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Familia Hexa (@familia_hexa)

Ao ser questionada sobre o resultado do jogo pelas quartas de final, contra a Croácia, ela apostou alto:

"Todos os jogos eu estou apostando no 7 a 0. Mas falando sério, agora, Brasil não é de fazer muitos gols não, mas eu creio que amanhã ele vai nos surpreender", prevê a mulher.

Confiante, a família acredita que o Hexa "esse ano ele é nosso, com certeza!", afirmam.

A torcida é garantida com esse grupo
A torcida é garantida com esse grupo |  Foto: Arquivo Pessoal/Sílvia Santos da Silva

A fama nem sempre foi positiva

Reconhecidos de quatro em quatro anos, os representantes da família mostram que têm jogo de cintura para dar de goleada no preconceito. Sílvia conta que tentaram fazer bullying com ela e seus parentes, mas que eles não levaram a sério. Costuma dizer que, as pessoas, "apesar de diferentes, são todas iguais".

Na Família Hexa, o chá de revelação também vai além do rosa e azul. Dona Sílvia se diverte ao revelar que quando alguém engravida na família logo querem saber é a quantidade de dedos!

"Quando a resposta é seis, todo mundo fica feliz", diz.

A cada gravidez uma nova esperança
A cada gravidez uma nova esperança |  Foto: Arquivo Pessoal/Sílvia Santos da Silva

Os six contam que desde 2018 não nasce um novo membro com seis dedos para o clã. Em 2016, alguns membros das família entraram em um estudo da Alemanha, para a revista científica “Nature Communications”, sobre a anomalia dos dedos, visando entender por que o cérebro aciona um sexto dedo e também para que próteses melhores sejam criadas. O estudo concluiu que as mãos com polidactilia são controladas por mais músculos e nervos do que as mãos normais de cinco dedos.

< Tiago Leifert rebate Casagrande após acusações: "É falso" Bebê nasce durante gol do Brasil e recebe nome de Richarlison <